Páginas

Projetos

Projetos

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Projeto da Copa do mundo - Futebol e a mídia

A preferência pelo futebol é de décadas, sendo este a paixão nacional dos
brasileiros, com isso, o esporte mais difundido socialmente em todo o país. Este
esporte mexe com os corações dos brasileiros, alternando alegrias e decepções.
Apesar dos problemas de ordem administrativa dos clubes, tanto em âmbito
econômico, quanto organizacional o esporte se mantém popular, e o preferido da
mídia e da população.
Atualmente, o futebol que interessa os meios de comunicação é de
rendimento, porém, esporte participação e educação têm uma profundidade de
ordem prática (escolas, escolinhas, parques, etc) maior nos campos sociais.
A mídia trabalha com o futebol das mais variadas formas. Ela explora o
futebol como a sua maior fonte de renda. Os espaços publicitários das partidas do
Campeonato Brasileiro transmitido pela televisão valem milhões, representando
cifras significativas, tanto para os clubes quanto para os meios de comunicação. Já
as rádios com cifras mais modestas (o investimento depende de seu índice de
audiência), recebem pelos espaços (tempo) importâncias menores. Nos jornais as
páginas esportivas estão entre as mais lidas pela população, ganhando inclusive das
editoriais de política e de economia. Portanto, as mídias, dentre outros veículos destaco a televisão, parece deformar o
espetáculo, o esporte, tornando-o essencialmente financeiro e promotor de marcas.
Na atual situação, os meios de comunicação não estão preocupados com os
problemas que o seu tratamento para com o futebol possa acarretar, mas sim com a
audiência e o lucro. Em suma, o capital domina e gerencia o futebol no Brasil,
manipulando o gosto popular em seu benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário