A influência do futebol como cultura.
Objetivos gerais:
Enfatizar a importância do futebol como identidade nacional.
Destacar a importância da Copa do mundo e suas influências culturais, econômicas, políticas e sociais.
Estimular a idéia do nacionalismo através do futebol como uma prática desportiva.
Objetivos específicos:
Fazer com que o aluno pesquise e reflita as questões em tese.
Estimular no aluno o raciocínio crítico-cognitivo do tema proposto.
Promover o aluno como sujeito ativo do saber através das atividades.
Atividades:
Cada turma será dividida em grupos de alunos em que possam explorar o tema em tese de forma diferente, ou seja, cada grupo escolherá um gênero diferente para abordar os conteúdos.
Gêneros:
Cartazes
Maquetes
Caricaturas
História em quadrinhos ou charges
Paródias
Poemas
Crônicas
Teatro
Conteúdos:
A história do futebol e sua origem
As conquistas do Brasil em Copas do Mundo
Tabelas com os jogos da Copa
A sede da Copa: África
A biografia de ídolos do futebol
O futebol como nacionalismo e sua ideologia
O futebol como paixão e idolatrismo
O futebol como arte e cultura
A mídia e o futebol
O humor e o futebol
Culminância das atividades:
Os grupos responsáveis pelos gêneros (Cartazes, Maquetes, Caricaturas, História em quadrinhos ou Charges) irão expor seus trabalhos de forma explicativa; já os demais grupos responsáveis pelos gêneros (Paródias, Poemas, Crônicas e Teatro) apresentarão os trabalhos.
Recursos e materiais:
Aparelho de som e amplificador
Microfones
Bandeirinhas, cartolinas, papel laminado, tinta guache nas cores verde e amarelo.
Avaliação:
Avaliar a criatividade e a capacidade crítica de cada grupo ao interpretar o tema proposto, assim como a participação e o envolvimento nas atividades. A nota será atribuída com valor máximo: 10 pontos na disciplina de projeto definido.
Turmas:
802 - Representantes Grace e Winny
Grupo 1: Winny, Kézia, Grace e Ingrid - Teatro
Grupo 2: Andrey, Douglas, Adriel e Matheus – Cartazes
Grupo 3: Diego Vieira, Marcus Vinícius, Fabio e Wellington – História em quadrinhos ou Charges
Grupo 4: Diogo, Rafael e Felipe – Caricaturas
Grupo 5: Maikon, Maurício, Druzian e Diego Bento - Maquete
Grupo 6: Flávia, Edna, Jéssica e Wallace - Cartazes
Grupo 7: Herbênia, Luan, Mariele, Marcely e Larissa - Paródia
Grupo 8: Ester, Mirian, Carla e Pamela – Poema
803 – Representantes Ana Paula e Marcus Vinicius
Grupo 1: Mayara, Geovana, Natália, Marisângela e Ludmila – Maquete
Grupo 2: Geisa, Thainá, Edrelin, Luana e Jenifer Roberta – Paródia
Grupo 3: Willian, Wanderson, Joadson e Jean – Cartazes
Grupo 4: Renato, Joanderson, Alan, João Vitor, Hyan e Rogemilson – História em quadrinhos ou Charges
Grupo 5: Ana Paula, Laís Laura, Rosa, Marcus, Renan e Jenifer - Crônica
Grupo 6: Mariana, Mayra, Tainara, Geovane e Larissa – Caricatura
902 – Representantes Luana e Mariane
Grupo 1: Ana Carolina, Renally, Luana, Mariane e Gean – Maquete
Grupo 2: Marcos Antônio, Ramom, Pedro, Luan e Willian – Cartazes
Grupo 3: Brenda, Nilcilene, Thamires e Renan – Paródia
Grupo 4: Wilson, Sabrina e Graziella – Caricaturas
Grupo 5: Leandro, Marcos, Romilson e Mario – História em quadrinhos ou Charges
Grupo 6: Denílson - Poema
903 - Representantes Pamela Oliveira e Fernanda
Grupo 1: Ana Carolina, Fernanda, Matheus e Luan – Paródia
Grupo 2: Carolina, Rute, Tainá, Luzia e Karine – Maquete
Grupo 3: Iracema, Nadine, Isabele, Pamela e Felipe – História em quadrinhos ou Charges
Grupo 4: Ester, Roberto e Laíza – Caricatura
Grupo 5: Pamela, Eulália e Sidney – Cartazes
Professora:
Priscila Costa Neves da Veiga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário